Treinador Pedro Caniço e os cartões brancos

Treinador Pedro Caniço e os cartões brancos

No passado dia 10 de dezembro, o Footkart Escola de Futebol Karting Associação foi NOTÍCIA no jornal desportivo “O Jogo” pelas atitudes POSITIVAS que o seu treinador Pedro Caniço (treinador da equipa de Sub9, jogadores nascidos em 2009) teve durante um jogo de futebol do Campeonato Distrital de Sub10 da Associação de Futebol de Santarém.

O Dr. Rui Barreiro, cronista do jornal, teve conhecimento do facto do treinador Pedro Caniço ter recebido, no mesmo jogo, DOIS cartões brancos (cartões recebidos pela demonstração de Fair Play demonstrada durante o decurso de um jogo de futebol) e fez disso notícia no espaço que é responsável no jornal. Estamos a falar de um jornal desportivo NACIONAL e que POTENCIALIZOU o lema do clube: Respeito, Fair Play e Amizade.

Pela crónica podemos perceber que o Dr. Rui Barreiro procurou informação sobre o sucedido e que inclusive “navegou” pela página oficial do clube no espaço web: www.footkart.pt. Motivo de contentamento para todos os responsáveis do clube pelo facto do reconhecimento do trabalho desenvolvido DIARIAMENTE dentro e fora dos campos de futebol.

Seguidamente passarei a descrever o sucedido no jogo realizado no dia 25 de novembro de 2017 em Rio Maior entre as equipas de Sub9 do NS Rio Maior e do Footkart Escola de Futebol Karting Associação, onde o árbitro do jogo, mostrou dois cartões brancos ao treinador Pedro Caniço do Footkart por duas situações que ocorreram no decorrer do jogo.

Durante a primeira parte, um jogador do Footkart rematou com força uma bola, tendo esta, embatido violentamente na face de um jogador do NS Rio do Maior e o mesmo ficado caído instantaneamente no chão. A reação do treinador do Footkart foi correr, imediatamente, na direção do jogador para prestar auxílio ao mesmo tendo em conta que o modo como este caiu no chão demonstrava claramente que não estava bem. Esta atitude espontânea de prestação de socorro a um jogador da equipa adversária foi demonstrativa de fair play e respeito por todos os agentes envolvidos no jogo. Tendo sido reconhecida pelo árbitro do jogo com a amostragem de um cartão branco ao treinador do Footkart.

Na segunda parte, no decorrer de uma jogada de ataque por parte da equipa do Footkart, um jogador dessa mesma equipa choca com o guarda-redes do NS Rio de Maior. No seguimento da jogada a equipa do Footkart acaba por marcar golo. O árbitro validou o golo, mas na opinião de todos os presentes da equipa técnica do Footkart, o mesmo não deveria ter sido validado. Pelo que, o treinador da equipa do Footkart, ordenou a todos os seus jogadores em campo que no reatamento do jogo, após o golo, nada fizessem e permitissem aos jogadores do NS Rio Maior marcar um golo. Esta situação, fez com que o árbitro do jogo, novamente, mostra-se o cartão branco ao treinador do Footkart. Todos os apoiantes das duas equipas aplaudiram de pé a demonstração de fair play evidenciada por todos no jogo.